Tudo parecia incerto. Enquanto os dias se aproximavam do Curso de Férias em Marabá, a organização estava se apertando. Muitas pessoas desistindo, palestrantes, pessoas que iriam dar oficinas, expositores; até mesmo um convidado especial da diretoria nacional teve que, em seus últimos preparos, desistir da viagem. Há! Como realmente não sabemos o que Deus faz! Ele prepara grandes surpresas, e em mínimos detalhes cuida de sua obra, renova líderes e traz o crescimento dela. Ele capacita os incapacitados.
Assim podemos viver realmente dias de muitas surpresas naquele encontro. A animação não saía dos corações daqueles estudantes; gente nova, liderança nova, obreiro novo, tudo era novo! Os estudos sobre o Sermão do Monte foram essenciais pra todo o impacto causado nos estudantes. Oficinas, exposições bíblicas, grupos de discussão: tudo dirigido por pessoas que recentemente fizeram IPL(Instituto de Preparação de Líderes), ou por parte da diretoria regional.
As exposições bíblicas eram surpreendentes e empolgantes, dadas por nosso mais novo obreiro de tempo integral, Fernando Costa, e pelo Pastor Olavo, um pastor amigo convidado; cada um com seu olhar diferente sobre o sermão do monte enriqueceu ainda mais as exposições.
Senti palpável esse tempo de renovação dos grupos na região. Acredito que sessenta a setenta por cento dos participantes eram calouros de Curso de Férias, o que tornou tudo mais novo naquele tempo em que estivemos em Marabá.
Com o privilégio de fazer um curso dentro da floresta Amazônica (praticamente), fomos surpreendidos com vários bichos exóticos, até mesmo com os macacos, que não eram nem um pouco pequenos, que faziam a festa pendurados nas grandes árvores durante o por do sol, além das formigas gigantes, pica-paus, e uma linda vista para o rio Itacaiúnas, do local onde se realizavam as exposições.
Nas brincadeiras e na comunhão do grupo surgiram várias expressões como: “Você é um agente de milagres!”; “É disso que eu tô falando!”; “ou não!”, entre outras que tornavam o linguajar apenas um. A comunhão não excluía a liberdade nas brincadeiras, por temos tantas igrejas representadas.
Tivemos participação de um estudante de Boa Vista (Roraima), João Rafael, vulgo Big John, por ser o mais alto entre os participantes; de três jovens da Aliança Bíblica de Secundarista, representados por cidades diferentes, além de outras participações de estudantes que abriram núcleos em novas cidades.
O passar por algumas situações naquele lugar fez o curso mais impactante: o fato de as meninas terem que enfrentar uma cobrinha, sapos coloridos, aranhas, tornou os meninos mais prestativos para ajudarem na armação das redes e na organização do local. O servir era a parte essencial do curso: o lavar de banheiros, lavar de roupas, lavar de grandes panelas das refeições, além dos próprios pratos; o servir comida às pessoas na cozinha durante as refeições trazia grandes lições aos estudantes sobre o serviço.
Percebemos ainda que o que mais impactou os estudantes naqueles dias, além da comunhão entre eles, foram os momentos de silêncio reflexivo. Podemos compartilhar vários testemunhos que arrancaram muitas lágrimas dos participantes e dos que testemunhavam. Um mural feito por algumas meninas ajudaram no compartilhar daquele curso de férias.
Para fechar todos os momentos vividos, junto à santa ceia, compartilhamos de um milagre maior: o nascimento de um bebê na fé. Durante aqueles dias uma cozinheira que não conhecia aquela comunhão, amor e adoração tão profundamente e não tinha certeza do seu futuro foi surpreendida com a alegria de uma das estudantes que a ajudava colher alface e couve para salada e descascar laranjas para o almoço; o amor era visível nos olhos da estudante. Até que no ultimo dia, a estudante tomou a coragem de falar mais claro sobre o amor de Cristo e a decisão de segui-lo; a cozinheira tomou sua decisão, e aquela alegria compartilhada foi tamanha que arrancaram gemidos de alguns estudantes.
Ainda estou estupefata e surpreendida pelo que Deus fez naquele lugar, alguns diriam que fora o melhor CF dos últimos anos. Estamos felizes e alegres pelo que Deus fez no meio de nós, a minha sensação na volta era ter acabado de chegar do IPL. Pedimos oração para que aqueles dias estejam marcados na vida dos estudantes, e toda a alegria de servir e levar um comprometimento a sério da missão se estenda aos estudantes nas cidades em que retornaram. Agora, só nos resta agradecer a Deus por tudo que ele fez naqueles dias!
Por Tályta Henya
1ª Secretária da região Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sugestões, exprima sua alegria, sua insatisfação, divulgue, comente! :D