11 de outubro de 2012

Ministério de Siglas

Não consegue entender o que esse pessoal da ABU está falando? Já lhe disseram que é um código hiper secreto onde só os escolhidos conseguem compreender? Você tem até vontade de puxar papo, afinal, vai em todas as reuniões, mas ainda assim não entende tudo o que rola nas conversas de final de reunião?
SEUS PROBLEMAS ACABARAM!
É bem verdade que às vezes membros da ABU se reencontram, começam a conversar, relembram os velhos momentos e aí começa:

"Lembra daquele CF? Nooooossa! Depois daquilo eu só pensava em ir pro IPL!"
"Lembra do CN de 2012? Quando estávamos morrendo de frio, todos embrulhados?"

A conversa é tão boa e tão gostosa que acabamos esquecendo que algumas pessoas são novas, outros podem nem sequer serem cristãos e provavelmente não tem noção do que afinal estamos falando! É claro que quando o estudante se identifica com a missão que é a ABU ele próprio procura saber mais e a própria convivência vai ensinando, mas não custa nada apresentar algumas destas siglas para que você que já frenquenta várias reuniões, participa dos eventos da sua universidade saber afinal, que mundo é esse que existe na ABUB! Não conversamos através de códigos secretos, mas às vezes, pra quem não conhece a estrutura da ABU é o que parece! Então, vamos lá:

ESTRUTURA:

ABUB: Aliança Bíblica Universitária do Brasil - uma organização missionária evangélica que existe para  compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo nas escolas e universidades brasileiras através da iniciativa dos próprios estudantes. O treinamento e formação de estudantes e profissionais, visando o testemunho cristão e o serviço à Igreja e à sociedade, completam nossa missão.

ABU: Aliança Bíblica Universitária - Visa à evangelização, discipulado e treinamento de estudantes universitários, segundo a visão de um Evangelho integral.

ABP - Aliança Bíblica de Profissionais - É um grupo formado por ex-abeuenses e profissionais que procuram dar suporte aos estudantes e aos próprios profissionais cristãos.

ABS: Aliança Bíblica Secundarista. É a "ABU" do ensino médio! O registro dos primeiros grupos de ABS é de 1972, quando a “ABU Recife contava com um grande número de secundaristas, todos querendo testemunhar em suas escolas”. A introdução do Manual da ABS (sem data e autor definidos) relata que Robinson Cavalcanti, então secretário regional para o NE, encorajou estudantes a formarem a Aliança Bíblica de Secundaristas. Em 1973 ocorre uma grande “onda” de novos grupos: é formada a ABS em Curitiba, São Luís, São Paulo, João Pessoa, Maceió, Niterói e Salvador. Em 1974 ocorrem os primeiros cursos de férias e em 1976 a ABS ganha uma assessora nacional. É neste ano que se considera a “formação de uma unidade nacional da ABS”.

IFES: sigla em inglês para  International Fellowship of Evangelical Students que é a mesma coisa que Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE)  da qual a A ABUB é filiada.

GB: Grupo Base. Também chamado de Grupo Local às vezes. O GB é composto por todas as pessoas que participam da ABU em alguma cidade.

ADMINISTRAÇÃO:

CN: Congresso Nacional - é a instância de administração em nível nacional. Cada grupo local envia dois representantes. Há estudos bíblicos, oficinas e claro: planejamento, muita administração, eleições e etc.

CDConselho Diretor. A nível nacional é também uma instância da administração. A direitoria regional é quem envia as pessoas que deverão representar suas cidades. Acontece antes do IPL e no ECC e pelo menos duas vezes por ano.

CR: Conselho Regional - a instância de administração regional. É uma oportunidade de cada região da ABUB se reunir, separadamente, e, dialogar sobre a estrutura regional, falando sobre os desafios e também elegendo os novos membros da diretoria regional. Nesse encontro é importante termos pelo menos um representante de cada grupo local da nossa região, pessoa a qual chamamos de delegado. A importância dessa representação dos grupos locais desses estados que formam nossa região acontece, principalmente, por ser esse um encontro onde muitas decisões são tomadas e também por ser uma oportunidade de conhecermos melhor os grupos da nossa região e as pessoas que o formam. Os grupos filiados montam um relatório escrito de suas atividades. Essa também é uma oportunidade para que os grupos não filiados, mas ativos interajam conosco, criem amizades e se for a situação também conversem com nosso obreiro sobre o desejo e processo de filiação.

ECCEncontro de Corpus Christi - é um encontro voltado para liderança da ABU. Há, além de discussões, estudos e reflexões, também reuniões administrativas, como o CD. Nível nacional.

EBA: Encontro Brasileiro da ABS. Um encontro que vem se fortalecendo cada vai mais ultimamente. Nele estudantes do ensino médio são instruídos na missão em suas escolas e muitas trocam experiências!

CAPACITAÇÃO:

CFCurso de Férias - é um treinamento missionário de nível regional. Esta é uma excelente oportunidade para que o estudante ou profissional cristão evangélico fortaleça seu aprendizado para dar início ou continuidade à obra de evangelização nas universidades, escolas e área de atuação profissional. Observação importante: há leituras prévias, ou seja, tem que se preparar com um pouquinho de antecedência, de preferência, pra dar tempo de ler os livros indicados.

TIFS: Treinamento Intensivo de Final de Semana. O próprio nome já explica tudo: é um treinamento, intensivo em um final de semana. rs

TL: Treinamento Local. Cada grupo tem uma maneira de trabalhar, a quantidade de dias também pode mudar, mas geralmente são dois dias.

IPL: Instituto de Preparação de Líderes. O Instituto de Preparação de Líderes (IPL) é o encontro nacional de formação da ABUB. Participam dele estudantes de todo o Brasil indicados por suas regiões e que possuem experiência de alguns anos na missão estudantil (sendo necessária participação prévia em Conselho Regional e Curso de Férias). Anual.

TMR: Treinamento Microrregional. O principal objetivo é formar estudantes com consciência missionária no seu campus e equipá-los com ferramentas adequadas ao evangelismo no meio Universitário. Também é um momento de conhecer outros estudantes, orar juntos pelo movimento, entender como ele funciona, entre outras coisas. O TMR é principalmente para quem está querendo se envolver, ou só ouviu de longe falar de ABU, não sabe o que é, e pra quem entrou aí na Universidade agora. Claro, é para os que já participam do movimento também

TIS: Treinamento Intensivo de Sábado (ou Sexta): o nome já explica tudo! Geralmente é feito com pessoas que desejam começar um grupo em suas universidades e portanto precisam conhecer a ABU e receber algumas dicas. Mas todos podem participar, novatos e veteranos! Afinal, é sempre bom ficar renovando e relembrando o estudado.

Bônus:

EBI: Estudo Bíblico Indutivo. É a principal ferramenta usada nas reuniões nas universidades. Nos treinamentos há oficinas que ensinam como preparar e aplicar um estudo bíblico indutivo.

ConjuveConselho Nacional de Juventude, do governo federal, é uma entidade que representa parte da sociedade civil. Esta participação permite à ABUB contribuir para a formulação de políticas públicas para a juventude no Brasil.


Se esquecemos de alguma sigla ou se há algum erro em alguma descrição entre em contato conosco que nós alteramos o que for necessário!


Fontes:
http://www.abub.org.br/
http://abucampinas.org
http://eventosabub.blogspot.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_B%C3%ADblica_Universit%C3%A1ria_do_Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sugestões, exprima sua alegria, sua insatisfação, divulgue, comente! :D