8 de agosto de 2012

O problema do Arrependei-vos

“Se Deus parasse com esse negócio de ARREPENDEI-VOS e fosse direto ao assunto eu até que dava uma chance.” (Jeannie Bonna*)

Passei algum tempo refletindo sobre essa frase que figurava no meio dos muitos comentários em um debate qualquer sobre religião na internet. Eu mesma não tenho muita paciência para ler as dezenas de comentários, muitas vezes repetitivos e com erros gramaticais e de concordância, que ali são deixados num ímpeto. Mas com algum esforço somos recompensados com pensamentos que nos levam à reflexão ou com o simples conhecimento do que se passa pela cabeça do cidadão ordinário. Dessa vez não foi diferente: de todas as coisas que essa pessoa poderia querer de Deus, ela queria que Ele esquecesse o “Arrependei-vos”. A bem da verdade foi uma frase que me intrigou. Dita de forma tão descuidada, quase escapulida, ela reflete toda uma frustração da humanidade.

Após ser batizado por João Batista, tentado pelo Diabo no deserto e ter se mudado para Cafarnaum, Jesus começou a anunciar sua mensagem. Diz o texto: "Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”. Mt. 4:17 (NVI). Arrependam-se, disse ele. Algo que não requer muito esforço, ainda sim, tão difícil!

Os discursos hoje são cada vez inflamados: Não tenho do que me arrepender! Todos os meus erros contribuíram para formar quem eu sou hoje! Eu me pergunto se já naquela época nós éramos tão eficientes em nos justificarmos. Só que não somos. Nem de longe. Porque por mais que tentemos negar, temos dentro de nós um poço contaminado pelos nossos pecados. Quanto mais fundo ele for mais o Arrependam-se ressoa. E vai ressoando fundo... Relembrando-nos uma verdade que o meu (e o seu) eu caído quer esquecer a todo custo: eu devo. E não é pouca coisa: eu devo uma vida (ou uma morte, dependendo do ponto de vista). Nós sabemos bem que temos culpa. Se não a tivéssemos, não teríamos a necessidade de nos justificar tão ferreamente. Mas nós o fazemos. Diariamente.

Arrependam-se,convidou Ele em toda simplicidade. Arrependamos-nos, pois!


* Jeannie Bonna participou da ABU-São Luís e apesar de ter se mudado nunca perdeu o amor pela FÉ QUE PENSA E RAZÃO QUE CRE. É atualmente estudante do último ano de Arquitetura na ESAN (École Superieure d’Archictecture de Nancy). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sugestões, exprima sua alegria, sua insatisfação, divulgue, comente! :D